Visão Geral do Portolog
O sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente(PORTOLOG) é um sistema integrante da família de sistemas do projeto Porto Sem Papel que tem como finalidade principal otimizar os processos logísticos portuários, promovendo um melhor planejamento de acesso dos transportes aos diversos terminais portuários.
O Sistema Portolog foi elaborado para atingir os seguintes objetivos:
- Prover aos portos marítimos brasileiros um sistema que permita gerenciar o seu tráfego de cargas integrado aos seus sistemas de controle de acesso.
- Promover a melhoria da relação Porto x Cidade através do sequenciamento do acesso ao Porto, e possibilitando assim, a redução das filas de veículos nos portos.
- Disponibilizar informações sobre a carga e o transporte com antecedência aos anuentes possibilitando a análise do risco da carga e sua atuação organizada.
- Disponibilizar indicadores e estatísticas relativas a gestão da cadeia logística e sua segurança.
Todas as informações necessárias para atingir aos objetivos acima citados são agregadas em um documento único, chamado documento logístico eletrônico(DL-e). Este documento tem por função:
- Agregar todas as informações necessárias a gestão da cadeia logística.
- Agilizar a entrada de um transporte na área do Porto Organizado.
- Disponibilizar as informações aos Anuentes de forma organizada.
O documento logístico materializa todo o ciclo de vida de alguns processos dentro da cadeia logística, os quais chamamos de processos logísticos. O Portolog atualmente implementa cinco processos logísiticos: Importação, Exportação, Entrada de Carga, Saída de Carga e Cabotagem. O processo de Cabotagem por sua vez se divide em Cabotagem de Origem e Cabotagem de Destino. Abaixo são descritos cada um deles.
- Exportação: Processo logístico em que um transporte leva uma carga a partir de uma empresa de origem(estufadora de carga) até o terminal portuário em que a carga será carregada em um navio com destino a um porto localizado em outro país.
- Importação: Processo Logístico em que um transporte busca uma carga que será descarregada em um terminal portuário vindo de um porto localizado em outro país.
- Cabotagem de Origem: Processo logístico em que um transporte leva uma carga a partir de uma empresa de origem(estufadora de carga) até o terminal portuário em que a carga será carregada em um navio com destino a um porto localizado dentro do próprio país.
- Cabotagem de Destino: Processo Logístico em que um transporte busca uma carga que será descarregada em um terminal portuário vindo de um outro porto que seja do pŕoprio país.
- Entrada de Carga: Processo Logístico em que um transporte leva uma carga até o porto/terminal portuário porém não se trata de uma carga a ser encaminhada a outro porto. Exemplo: Caminhão que leva combustível de abastecimento de navios.
- Saída de Carga: Processo Logístico em que um transporte busca uma carga no porto/terminal portuário porém não se trata de uma carga vinda de outro porto. Exemplo: Caminhão que busca uma máquina utilizada na carga/descarga de um terminal.
Fluxos Gerais dos Processos Logísticos
Ressaltamos que dentro do Portolog o fluxo dos processos logísticos de cabotagem de origem e entrada de carga são análogos ao fluxo do processo logístico de exportação, bem como o fluxo dos processos logísticos de cabotagem de destino e saída de carga são análogos ao fluxo do processo de importação. Abaixo são exibidos de forma visual como funcionam os processos logísticos dentro do Portolog.
- Fluxo Geral do Processo Logístico de Exportação, Cabotagem de Origem ou Entrada de Carga:
- Fluxo Geral do Processo Logístico de Importação, Cabotagem de Destino ou Saída de Carga:
Observação:
Apesar de constarem como entidades participantes dos processos do Portolog as entidades "Empresa de Origem de Carga" e "Anuentes" atualmente não fazem uso do sistema.
Fluxos Utilizando Web Services
Os fluxos acima citados tratam de maneira visual os processos na forma como são realizados via tela do sistema e diferem em sua forma com relação ao contexto de uso via web services. Assim o passo de "Solicitar Acesso ao Porto" será efetuado via web services no momento da associação do primeiro documento de origem ao DL-e, bem como os passos "Sequencía Transporte" e "Confirma Sequenciamento" serão efetuados em um único passo através da requisição de sequenciamento via web services.
Abaixo demonstramos como funcionaria o fluxo normal(Caminho Feliz) dos processos acima indicados no contexto do encaminhamento de requisições web service(A numeração está na ordem mais usual de como funciona o processo):
- Fluxo do Processo de Exportação, Cabotagem de Origem ou Entrada de Carga via requisições Web service:
Legenda das requisições Web service:
1. Web service de inclusão/alteração de programação preliminar
2. Web service de consulta das quantidades atendidas da programação preliminar
3. Web service de criação de DL-e
4. Web service de informação de documento de origem
5. Web service de ligação de DL-e com documento de origem
6. Web service de sequenciamento do transporte
7. Web service de informação de rastreamento do transporte
- Fluxo do Processo de Importação, Cabotagem de Destino ou Saída de Carga via requisições Web service:
Legenda das requisições Web service:
1. Web service de inclusão/alteração de programação preliminar
2. Web service de consulta das quantidades atendidas da programação preliminar
3. Web service de criação de DL-e
4. Web service de sequenciamento do transporte
5. Web service de informação de rastreamento do transporte
Atenção:
1. As setas cheias indicam qual a ordem de precedência entre as requisições. Dessa forma a requisição 2(Consulta da quantidade atendida da programação preliminar) só será possível caso anteriormente tenha sido realizada a requisição 1(Inclusão de programação preliminar)
2. A seta pontilhada indica que a requisição de sequenciamento de um DL-e só será possível caso haja uma programação preliminar com quantidade de transportes calculadas para aquele tipo de transporte e para aquela faixa de hora solicitada para o agendamento do DL-e.
Diagrama de Estados de um DL-e
Durante a execução dos processos logísiticos acima mencionados o documento logístico(DL-e) passa por diversos estados, exibidos no resumo do DL-e no campo "Situação". Abaixo são exibidos os diagramas de estado de um DL-e de acordo com os devido processo logístico.
- Diagrama de Estados do DL-e no Processo Logístico de Exportação, Cabotagem de Origem ou Entrada de Carga:
- Diagrama de Estados do DL-e no Processo Logístico de Importação, Cabotagem de Destino ou Saída de Carga:
Atenção:
O estado "Programação Realizada" indicado nos diagramas só é exercitado na utilização via tela do sistema. Na utilização do sistema via web services este estado é suprimido, sendo que a requisição de sequenciamento de um DL-e via web service já modifica o seu estado diretamente para "Acesso ao Porto Confirmado". Da mesma forma as transições indicadas entre o estado "Programação Realizada" e os estados anterior e posterior só existe na utilização via tela do sistema.